CORPOS E TERRITÓRIOS: ARTE EM DISPUTA
Nos últimos anos, uma expressão largamente proferida pelas agências de arte tem sido “moção de repúdio”. Repúdio –ao fechamento de exposições; à classificação etária em ambientes expositivos; aos projetos de lei que retiram as artes dos currículos de ensino; repúdio à censura.
Em tempos como estes, as artes visuais têm sido atacadas por setores diversos da sociedade. Seja pela incompreensão, seja pela má fé; cabe ao meio de arte colocar-se em defesa e em combate.
Diante de tal cenário, o evento 5º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro tem como proposta o tema “Corpos e territórios: arte em disputa”, buscando articular os acontecimentos recentes no contexto das artes visuais a partir das seguintes propostas: Arte em disputa: recepção e processos de visualidade; Arte em disputa: meios e institucionalização; Arte em disputa: estratégias e processos poéticos; Arte em disputa: educação.
A partir dos eixos temáticos, o Encontro tem como finalidades:
- O fomento ao debate e ao diálogo entre diferentes pesquisadorxs e profissionais, entre graduação e pós-graduação, entre universidade e sociedade em geral;
- O mapeamento da conjuntura atual da pós-graduação em artes no Estado do Rio de Janeiro, sua relação com contextos de outros estados brasileiros e o entendimento do local de disputa entre teoria, prática artística, educação em artes e sociedade em geral.