top of page

5º ENCONTRO DE PESQUISADORES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS DO RJ 

Nos últimos anos, uma expressão largamente proferida pelas agências de arte tem sido “moção de repúdio”. Repúdio – ao fechamento de exposições; à classificação etária em ambientes expositivos; aos projetos de lei que retiram as artes dos currículos de ensino; repúdio à censura.

Em tempos como estes, as artes visuais têm sido atacadas por setores diversos da sociedade. Seja pela incompreensão, seja pela má fé; cabe ao meio de arte colocar-se em defesa e em combate. 

Diante de tal cenário,  o evento 5º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro tem como proposta o tema “Corpos e territórios: arte em disputa”, buscando articular os acontecimentos recentes no contexto das artes visuais a partir das seguintes propostas: Arte em disputa: recepção e processos de visualidade; Arte em disputa: meios e institucionalização; Arte em disputa: estratégias e processos poéticos; Arte em disputa: educação.

Sobressaem as indagações: Quando as artes visuais perdem, em sua concepção prática e teórica, a autonomia frente a determinados setores da sociedade? Como articular novas formas de pensamento e regimes de visualidade? Como receber e perceber os novos corpos? Como devem se posicionar as instituições artísticas? Os gestores dos espaços culturais? E a censura, como combatê-la? Ao considerar a educação um território em disputa e que a Arte, como disciplina na educação básica, possui um lugar valioso para articular transformações, como garantir que este espaço se consolide? Qual papel as instituições de Ensino Superior devem executar para que esta disputa seja possível para a Arte na educação básica? Qual o papel dos Programas de Pós-Graduação em Artes nesta disputa? Como um Encontro de programas de pós-graduação em Artes pode exercitar e experimentar seus corpos e territórios em disputa?

 

bottom of page